Atendimento Rápido 24 Hrs  
Ligue: 0800 770 8600            
Dedetizadora e Densentupidora     
» ESCORPIÕES
Muitos acidentes por envenenamento são provocados pelos escorpiões, artrópodes pertencentes à classe Arachnida, da ordem Scorpionida. Cerca de 116 gêneros de escorpiões já foram identificados no mundo, os quais subdividem-se em cerca de 1.500 espécies. Embora sejam venenosos e peçonhentos, nem todas as espécies representam riscos a saúde pública. A picada é muito dolorida, realizada através do ferrão que se localiza em sua extremidade final.

Os escorpiões habitam áreas de clima quente, nas zonas tropicais e subtropicais, além de regiões áridas com muito pedregulho, que proporcionam esconderijo e proteção. Seu alimento preferido são as baratas, mas os grilos e as aranhas também são apreciados. Preferem caçar seu alimento do que recebê-lo morto, mas possuem uma particularidade importante: podem viver até um ano sem se alimentar. Desta forma, adaptam-se facilmente ‘as condições adversas e conseguem sobreviver em esgotos, entulhos, pilhas de madeiras, pilhas de tijolos ou de telhas, cemitérios, abrigos nos domicílios, caixas de fiação elétrica, conduítes, entre outros.

Os escorpiões apresentam uma longevidade que varia entre três e quatro anos, período durante o qual geram de 15 a 30 filhotes. O Tityus serrulatus, o conhecido escorpião amarelo, se reproduz por partenogênese (não necessita do macho para procriar).

O veneno do escorpião pode matar crianças e idosos que estiverem com a saúde debilitada e o tratamento deve ser feito com soro anti-escorpiônico. No Brasil, existem três espécies de maior importância: Tityus serrulatus (o escorpião amarelo), Tityus bahienses e Tityus stigmurus.

Como possuem hábitos noturnos são mais facilmente observados à noite e, para localizá-los, a melhor maneira é fazer uso de uma lanterna de luz ultravioleta, que se reflete nos escorpiões e os torna visíveis, facilitando sua perseguição e captura.

Como fazer a prevenção:
  • Use luvas sempre que for manusear restos de madeiras, telhas, entulhos e outros materiais deixados ao relento por muito tempo, para evitar acidentes.
  • Procure manter sempre limpos e livre de mato os terrenos, quintais e áreas próximas às casas, evitando o acúmulo de detritos, que servem de esconderijo aos escorpiões. Os móveis encostados na parede também servem de abrigo.
  • Os escorpiões conseguem subir em superfícies rugosas, mas nas lisas, não.
  • Devido ao fato de se alimentar de baratas e outros insetos, a presença desses no ambiente os atrai. Locais livres desses insetos são menos sujeitos a incidência de escorpiões.
  • A informação sobre esta praga é a melhor maneira de evitar acidentes. Assim, a população deve ser informada e treinada a respeito dos riscos e perigos representados pelos escorpiões.
As frestas e buracos, que podem servir de esconderijo, devem ser tapados. Outra medida simples, porém importante, é olhar no interior dos sapatos antes de calçá-los, já que são ótimos esconderijos para escorpiões.

Clique aqui para Voltar
Desenvolvimento
Copyright © - BioControl Pragas
Todos os direitos reservados
Contato: 0800 770 8600
Celular: 11 98209.6070
E-mail: atendimento@biocontrolpragas.com.br
Aceitamos todos os cartões: